A história da paisagem do Mirante

Além de ser um cenário incrível possui uma história fascinante que todos merecem conhecer

 

A represa Billings é um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo e por causa do seu formato peculiar, a represa está subdividida em oito unidades denominadas braços,(utilizados para abastecimento de água potável pela sabesp), sendo um deles localizado no Riacho Grande, em frente ao Mirante restaurante. Esse braço fornece às águas de São Paulo, São Bernardo, Diadema e Santo André, além de ser uma paisagem incrível para apreciar enquanto saboreia pratos de frutos do mar.

A pesca amadora é muito praticada, devido às espécies de peixes encontradas, como tilápias, lambaris, carpas húngaras e traíras, entre outras. Foi o engenheiro americano Asa White Kenney Billings que idealizou a represa movido pela vontade de criar uma maneira de gerar energia eficientemente ao aproveitar a geografia da cidade. Por que não usar a queda abrupta de mais de 700 metros do planalto paulista para gerar energia elétrica? E foi assim que em 1927 tiveram início as obras que mudariam a vida de todos os habitantes.

Da próxima vez que estiver dirigindo pela Marginal Pinheiros, apreciando as margens da Billings, subindo a serra pela Via Anchieta, ou desfrutando uma refeição no Mirante, lembre-se que foi  o responsável por algumas das mais importantes intervenções já realizadas na maior metrópole sul-americana.

Deixe uma resposta