Conheça a história e as versões da moqueca

Um dos pratos mais pedidos do restaurante Mirante, possui diversas curiosidades e uma história repleta de influências.

A moqueca tem origem indígena e era preparada em uma panela de barro, mas com o passar dos anos foi sofrendo transformações com as influências dos ingredientes tragos pelos espanhóis, portugueses e pelos negros.

As diferenças

Os índios preparavam a Moqueca com temperos nativos, em especial tomates maduros, tinta de urucum, limão cebola, coentro e pimenta. Hoje a moqueca é preparada com um ingrediente a mais, o azeite de dendê que ajuda na composição de quatro características fundamentais: a cor, o sabor, o perfume e a consistência.

As versões

Existem duas versões da moqueca, a capixaba e a baiana. Na moqueca capixaba, não contêm dendê ou leite de coco. Por conter menos calorias, a versão capixaba se tornou popular entre as pessoas que optam por comidas mais leves. Na receita típica capixaba, a cor vem do colorau, o azeite é doce, o tomate precisa estar bem maduro, a cebola deve ser branca, o alho deve ser cortado e o coentro picado, ambos salpicados em doses generosas. Mas o grande diferencial está na utilização da panela de barro para o preparo do prato.

Moqueca Mista

Ao molho à base de dendê, leite de cocô, pimentões, tomates e cebola, a moqueca mista do Mirante leva filé de peixe Abadejo e camarões médios. Acompanha arroz branco, pirão e farofa de dendê.

A moqueca tem um sabor inesquecível, depois de conhecer mais sobre os a origem deste prato, venha aproveitar o dia no Restaurante Mirante. A poucos minutos de São Paulo, o Mirante é considerado um local paradisíaco devido a exuberante natureza da Mata Atlântica que o cerca. Só no Mirante, você pode almoçar bem ao lado dessa paisagem natural, sentindo o frescor da natureza e das águas.

O horário de funcionamento é segunda das 11:00 às 16:00, quarta, quinta e sexta das 11:00 às 17:00, sábado e domingo das 11:00 às 18:00.

Deixe uma resposta